Com mais de 200 anos desde sua origem na França, a receita do Tournedos Rossini continua encantando o paladar de diversas pessoas ao redor do mundo.
Requintada e repleta de ingredientes nobres, é ideal para ser servida com uma boa taça de vinho tinto em um jantar especial.


INGREDIENTES

4 tournedos de filé mignon (200g cada)

sal e pimenta do reino

1 colher de sopa de óleo

3 colheres de sopa de manteiga

225 g de foie gras fresco cortado em 4 partes iguais

4 colheres de sopa mais 2 colheres de vinho madeira

2 cebolas em fatias finas

1 xícara de demi-glace ou um caldo de carne reduzido

1 colher de sopa de trufas picadas ou cogumelos frescos.


COZINHANDO A CARNE

Pré Aqueça o forno a 190°C

Tempere a carne com sal e pimenta e em uma frigideira aqueça 1 colher de sopa de óleo e uma de manteiga. Quando começar a espumar, frite a carne nos dois lados por aproximadamente 3 minutos e depois de estar bem dourada, transfira para uma assadeira e leve ao forno.

Asse por 7 minutos para mal passada ou 10 minutos para ficar ao ponto. Qualquer coisa além disso vai estragar o prato. Segundo o Anthony Burdain, se você gosta de carne bem passada não merece comer este prato. Mas se você quer mesmo a sua carne tostada deixe por 15 minutos e nem um segundo a mais.

 

PREPARE O FOIE

Tempere o foie gras com sal e pimenta do reino. Aqueça outra panela e quando estiver pelando frite as fatias de foie rapidamente, 45 segundos de cada lado. Tire da panela e reserve em papel toalha. Diminua o fogo para médio médio e se estiver usando cogumelos, refogue na gordura por 3-4 minutos e em seguida junte 2 colheres de vinho madeira e reserve .