No Coquechef de hoje, trazemos uma receita repleta de suculência e temperos salientes. 
Sofisticado, o cupim com osso de pupunha traz toques de diferentes culturas através de seus ingredientes, deixando até os paladares mais exigentes satisfeitos com este prato primoroso. O purê de alho poró é o contraponto perfeito para o prato, pois a suavidade de textura e sabor deixam a receita equilibrada.
Ideal como prato principal, é perfeito para um jantar entre amigos no sábado a noite, acompanhado de vinho tinto.

Ingredientes

-500 g cupim

-1 palmito pupunha inteiro

-2 unidades de alho-poró

-2 unidades de cenoura

-2 unidades de cebola

-Aparas de carne com osso

-Açúcar mascavo

-Creme de leite

-Noz moscada

-Vinho tinto

-Manteiga

-Salsinha

-Tomilho

-Alecrim

-Brotos

-Shoyu

-Louro

-Alho

 

Modo de preparo

Corte o cupim em bifes e bata com um batedor, para afinar e quebrar as fibras da carne. Tempere com sal e pimenta. Com um furador, retire cilindros de pupunha com comprimentos maiores que os bifes de cupim. Dispunha uma pupunha sobre cada bife e enrole, amarrando firmemente com um barbante.

Em uma panela de pressão, doure no azeite uma cebola cortada grosseiramente, duas cenouras e três dentes de alho. Junte o cupim e doure todos os lados. Cubra com água, feche a panela e deixe cozinhar por 45 minutos. Em outra panela, prepare o molho jus. Doure a cebola, o alho e as aparas de carne. Junte a cenoura, o alecrim, o alho-poró, o açúcar e o shoyu. Tempere com sal e pimenta. Depois, adicione o vinho tinto e deixe reduzir. Adicione um pouco de água e deixe cozinhar.

Leve o alho-poró e a pupunha cortado e rodelas a uma assadeira. Tempere com sal e pimenta, adicione um fio de azeite de oliva e algumas ervas como tomilho e alecrim. Leve para assar até que estejam macios, ou seja, por aproximadamente 20 minutos. Em uma panela com leite, ferva as folhas do alho-poró. Depois de assados e cozidos, bata em um liquidificador o alho-poró e a pupunha assados, juntamente com as folhas cozidas. Finalize em uma panela com um pouco de manteiga, creme de leite, noz moscada, sal e pimenta.

Após 25 minutos, abra a panela do jus, passe por uma peneira e deixe reduzir o líquido até a consistência desejada. Abra a panela da carne e leve o cupim para finalizar em uma frigideira com um pouco de manteiga. Em uma panela com óleo, frite as raízes do alho-poró rapidamente. Para a montagem, disponha o cupim cortado ao meio em diagonal, sobre uma cama de purê, as raízes. Sirva o molho a parte.



Como entrada, recomendamos pão sírio assado com azeite e alecrim acompanhado de uma pasta de salsinha e manjericão.